Informações Úteis

O que levar na mala?

Por Marcio Assis

Da próxima vez que você for fazer sua mala pra viajar, não importa o destino, considere colocar na sua bagagem os itens mencionados a seguir para lhe garantir uma feliz jornada.
Coloque na mala muito entusiasmo. Cada lugar que visitar é como um pacote de surpresas a ser aberto.

Leve esperanças contigo. Viajar com esperanças é muito melhor do que chegar.
Empacote humildade e visite pessoas e lugares tendo sempre respeito e reverência as tradições, culturas e forma de vida. 
Carregue bastante senso de humor na mala, pois será essencial para obstáculos e situações adversas. Empacote tolerância e seja sempre cortes. 
Viaje com muita graça na bagagem e aprecie os tantos singelos gestos de bondade e carinho que você receberá durante sua jornada, feito por tantos "ainda-não-amigos", e que permitirão que você tenha proveito e conforto em países e situações inóspitas.   
Mente aberta é fundamental em qualquer viagem, jamais carregue contigo qualquer preconceito ou discriminação.
Leve bastante curiosidade e lembre-se que não é o quão longe que você for que marcará a sua jornada, mas sim o quão profundo for e o tanto de amigos que fizer pelo caminho.
Viaje com muita imaginação e sem medos, exclua preocupações e timidez da sua bagagem.
Carregue paciência, pois leva tempo para entender outros, ainda mais se houver barreira da língua e cultura, seja flexível e adaptável a todas as situações. 
Viaje relaxado, tranquilo e com o espírito de cidadão do mundo, você vai perceber que no final, as pessoas são praticamente iguais em todo o planeta.
Aproveite e saboreie cada segundo e cada por do sol, sempre lembrando de suas raízes. 
Durma e fique online somente o mínimo necessário.
Viaje devagar, aviões são feitos pra chegar no destino e não ver lugares. Tire tempo pra absorver a beleza e inspiração de uma montanha ou uma catedral.
Carregue somente o necessário, o básico, e lembre-se, você não está viajando pros outros te ver.
E por fim, não se preocupe com o peso dos itens sugeridos no texto, pois eles jamais gerarão peso extra ou excesso de bagagem.